Os suecos da vez

2 de novembro de 2015

Disco de estreia do Amason é um dos melhores do ano.
.
Um dos discos mais bonitos dos últimos tempos vem da sempre produtiva cena pop sueca. Trata-se de Sky City, a empolgante estreia  do Amason, quinteto talentoso que ajuda a elevar a música pop a um patamar especial. Com dez saborosas faixas, o álbum é, disparado, um dos mais vendidos na Suécia neste momento.
Em meados do mês passado, colocar as mãos em uma cópia de Sky City não estava tão fácil assim, mesmo estando em Estocolmo, onde surgiu o Amason, justamente em uma capital que conta com tantas boas lojas de discos. Este vinil de capa dupla estava esgotado, tanto na fundamental Pet Sounds, em Sodermalm, bairro cool da cidade, quanto na Bengans, que fica perto da estação central e do coração de Estocolmo. Logo seus atenciosos vendedores diziam que chegariam novas cópias.
Esta passagem de cunho músico-geográfico  apenas sinaliza o quanto o Amason está se destacando com seu trabalho. Vale dizer que o álbum foi lançado em outros formatos também.
 Hit Grudento
Sky City começa super bem com ”Algen”, que traz uma introdução densa, mas que logo deixa espaço para algo mais dark talvez (anos 1980), que cede de vez o clima para um indie irresistivel. Na sequência, ”Duvan” é a prova do quanto estes suecos são habilidosos em termos de melodias, e o carimbo ”hit grudento” parece inevitável. ”Went To War” é de uma riqueza pop só, e é outra que nos deixa ainda mais na dúvida de qual seria a mais agradável canção do Amason.
A voz da cantora Amanda Bergman é um dos pontos altos desta banda formada visivelmente por grandes músicos. O Amason aposta no inglês, mas, também em sua lingua pátria, em algumas canções. ”Nós compomos músicas em inglês e sueco por alguma razão. Não é nada pensado, fazemos do jeito que vai aparecendo”. declarou Amanda ao Canal Bis no programa Minha Loja de Discos, que fez um especial com a Pet Sounds.
Boas ligações com outras bandas do rock sueco devem ser salientadas em relação ao Amason e são feitas através de alguns de seus componentes que já prestaram bons serviços a nomes como Dungen e a Miike Snow, por exemplo. O grupo está em turnê e vai fechar o ano com  vários concertos. Entre eles estão duas datas agendadas para dezembro, no belíssimo Södra Teatern, em Estocolmo.
artigo publicado por popmix
tags